Marca Natal Pérola
Categoria: Marcas e Identidades Visuais
A marca Natal Pérola originou-se de um concurso cultural realizado em 2015 pela Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga-SP, com participação de alunos da rede pública e privada, de ensino fundamental, médio e superior deste município. A comissão julgadora foi composta por especialistas e representantes de diferentes entidades e organizações municipais.
A partir da escolha do desenho vencedor, eleito pela comissão julgadora, eu e o Ricardo Sartor realizamos o desenvolvimento da marca, ajustando o necessário para torná-la comercialmente viável e adequada para aplicação em qualquer tipo de mídia ou suporte.
Desenho original: Amanda C. Damião, aluna da Escola Carmela Morano Previdelli.
Todos os direitos reservados.
Não é permitida a cópia, reprodução, alteração ou utilização destas imagens ou de qualquer parte deste projeto sem o consentimento prévio e por escrito do autor e das marcas envolvidas. Todos os direitos reservados.
Ano de criação: 2015.
Softwares
Para o desenvolvimento deste projeto, o seguinte software foi utilizado:
Desenho original
O concurso da marca Natal Pérola foi realizado pela Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga-SP, entre os meses de setembro e outubro de 2015, e recebeu a participação de vários trabalhos de alunos da rede pública e privada, de ensino fundamental, médio e superior. A partir dos trabalhos enviados, a comissão julgadora elegeu o desenho de Amanda Caroline Damião, aluna da Escola Estadual Carmela Morano Previdelli, como vencedor:
Desenvolvimento e adequação
Com base no trabalho da aluna Amanda Caroline Damião, os profissionais, realizamos as adequações necessárias, a fim de transformar o desenho original em uma proposta comercialmente mais viável e adequada à utilização em diferentes mídias ou suportes.
Iniciando por um esboço adaptado pelo Ricardo Sartor, desenvolvemos a marca no Adobe Illustrator:
Marca completamente desenhada:
Versões da marca
Para a utilização da marca, foram desenvolvidas várias versões, sejam com efeitos ou cores sólidas e até em tons de cinza e monocromática:
Versão oficial, com gradientes de cores:
Versão alternativa, com cores sólidas:
Versão em tons de cinza:
Versão monocromática:
Padrão cromático e fonte
Em sua essência, a versão sólida da marca Natal Pérola utiliza uma complexa combinação de cores, que se mistura na assinatura oficial (com gradientes) para gerar a sensação de volume e profundidade. Tanto a assinatura oficial quando a variação em cores sólidas possuem versões baseadas no modo de cor RGB (para saída on-line) ou CMYK (para impressão).
O desenho dos caracteres que compõem a marca Natal Pérola são adaptados a partir dos glifos da fonte comercial Stainy Regular, que originalmente é desenhada pela empresa sueca Mans Greback.
R = 255, G = 245, B = 225 (#FFF5E1);
C = 0, M = 5%, Y = 15%, K = 0;
R = 255, G = 255, B = 195 (#FFE1C3);
C = 0, M = 15%, Y = 25%, K = 0;
R = 255, G = 205, B = 170 (#FFCDAA);
C = 0, M = 25%, Y = 35%, K = 0;
R = 230, G = 0, B = 0 (#E60000);
C = 0, M = 100%, Y = 100%, K = 0;
R = 200, G = 0, B = 0 (#C80000);
C = 0, M = 100%, Y = 100%, K = 15%;
R = 180, G = 0, B = 0 (#B40000);
C = 0, M = 100%, Y = 100%, K = 25%;
R = 120, G = 0, B = 0 (#780000);
C = 0, M = 100%, Y = 100%, K = 60%;
R = 255, G = 250, B = 0 (#FFFA00);
C = 0, M = 0, Y = 100%, K = 0;
R = 0, G = 160, B = 225 (#00A0E1);
C = 100%, M = 0, Y = 0, K = 0;
R = 80, G = 175, B = 50 (#50AF32);
C = 70%, M = 0, Y = 100%, K = 0;
R = 145, G = 190, B = 30 (#91BE1E);
C = 50%, M = 0, Y = 100%, K = 0;
R = 170, G = 180, B = 145 (#AAB491);
C = 40%, M = 20%, Y = 50%, K = 0;
R = 90, G = 125, B = 70 (#5A7D46);
C = 65%, M = 30%, Y = 80%, K = 20%;
R = 0, G = 120, B = 50 (#007832);
C = 100%, M = 0, Y = 100%, K = 30%;
R = 160, G = 100, B = 55 (#A06437);
C = 30%, M = 60, Y = 80%, K = 20%;
Muito obrigado por visualizar este projeto!